Translate

terça-feira, 20 de maio de 2014

AULA DE HISTÓRIA: IDADE MÉDIA - CRUZADAS

Clique no link abaixo para rever os slides da aula de história sobre idade média, cruzados, etc, ministrada pela professora Kelly.



quarta-feira, 23 de abril de 2014

Está chegando a hora...

Pessoal,

não vamos deixar para o final do semestre...
Você já sabe o que fazer para a culminância?
Sua  veste está planejada?
Você já sabe qual sua parcela na montagem de nossa sala temática?
Pensem nisso e nos objetivos de nosso trabalho.
Abraços e boa sorte!!!


terça-feira, 8 de abril de 2014

"VANTAGENS DE SE JOGAR RPG"

Conforme acordado na aula passada, todos os integrantes da eletiva de RPG irão escrever um texto abordando as vantagens em se jogar RPG. O aluno Wilson, do 3 ano A, escreveu o artigo abaixo. Está bem legal e vale a pena ler.

"Vantagens de se jogar rpg 


(Eu não aguentei,tive que fazer essa piada)
(Antes de começar, por favor, coloque Requiem for a Tower para tocar, vai ajudar) Olá amiguinhos, como estão? Eu vou bem, obrigado, pois acabei de fazer uma maratona de GOT, seguida por Mario Galaxy 2 e terminando por escrever esse artigo para a eletiva. Resumindo, mesmo estando um ótimo dia lá fora, passei o dia enfurnado em casa vendo uma série onde há várias citações sobre os órgãos genitais dos personagens, jogando com um encanador bigodudo para resgatar uma princesa que...quer saber? Dane-se o que vocês acham da Peach, eu a adoro, e escrevendo esse artigo que aposto que ninguém vai ler.
Sabem o que dizem: Quem disse que a vida tem que ser triste?
Sendo que o assunto de hoje é sobre RPG(Regra n°1: Nunca aceite coisas de NPCs desconhecidos!), tentarei ser um pouco mais sério, porque tem toda uma sequência didática e blá blá blá blá blá.
Lógico, eu não garanto nada.
Conhecer pessoas novas

Pode parecer preconceito, mas eu imaginava que apenas nerds gostavam de rpg (sim, sim, mente fechada, me processe), e o que aconteceu me surpreendeu, pois apesar de ser um ´´jogo`` de nicho(chamei RPG de jogo, acho que não passo dessa semana), pessoas com características incrivelmente diferentes se ajudavam entre si e criavam afinidades entre elas.
Por exemplo, estou num grupo agora ( que incrivelmente não tem nenhum anão ou clérigo, diga-se de passagem) que já comecei a me... como falar isso sem parecer gay(de acordo com algumas pessoas, ser fofo e ser gay é a mesma coisa)... ´´me importar`` e ficarei meio triste de sair dele, mas mesmo assim terá outro grupo que talvez tenha aventuras melhores que agora, talvez não. Enfim, criar laços e amizade com novas pessoas é importante e o RPG contribui, de certa forma, para isso (lembrando que nossos queridos professores se conheceram durante uma jogatina).
(Regra n°2:Deixe que seus amigos subestimem suas qualidades e que seus inimigos superestimem seus defeitos)Relendo esses parágrafos, percebi que eles foram realmente meio gays, well, c'est la vie.
Livrando os outros de seu preconceito

Eu conheço pessoas que dizem que jogar RPG é brincar de dadinho.
Sim, brincar de dadinho!
Sim, eu também queria defenestra-los, mas guarde seu ódio para outros mais merecedores.
Eu farei isso com o meu, HAHAHAHAHA.
Ao invés de descontar o que fizeram com a Samus em Other  M (sério, que merda foi aquilo) nessas pessoas, simplesmente tire um tempo do seu dia para explicar para explicar que as aplicações do RPG são inúmeras, desde as áreas de linguagens até exatas(o quê, acha que preencher tabelas é fácil?), o que transforma o RPG em uma atividade lúdica.
(Regra n°3: Você nunca sabe que resultados virão da sua ação, mas se você não fizer nada, não existirão resultados) Não deixe as pessoas as pessoas esquecerem: RPG não é apenas ``jogar dadinhos``(MORRAM OS INFIÉIS QUE ASSIM DISSERAM), mas pode ajudá-lo a ter uma vida escolar e profissional melhor, o que me lembra...
RPG ajuda sim na vida escolar

Que tal uma maior de escrita e leitura? Confere. Ou quem sabe uma maior mobilidade e raciocínio na hora de fazer contas? Confere. Ou então talvez pensar no que seu personagem está fazendo quando uma aula chata está fazendo metade da turma dormir? Confere(e dê graças á deus por isso). Se eu não me engano, há estudos universitários e TCC que tratam exatamente desse assunto, o qual dizem que ´´rodar dadinhos`` têm efeitos benéficos  em geral.
(Regra n°4: A diferença fundamental entre o homem comum e o guerreiro é que o guerreiro encara tudo como desafio, enquanto o homem comum encara tudo como bênção ou maldição) Claro, se você tem alguma dúvida de onde procurar tais informações, sabes onde tem que ir...
...
...
Se não sabe, vá no google.
Criando nossa história

(Não gosto muito do Mestre dos Magos, mas e o que têm pra hoje).
Esse tópico é para um público mais específico (aqueles que gostam de criar e contar histórias) mas a julgar a turma da eletiva, vai atingir a maioria.
Ahhhhhhhhhh, primeira vez como mestre, orientando tolos incautos que ousaram se aventurar pelas terras cridas por mim, MUAHAHAHA.
Então na minha segunda aventura...eu era um reles aventureiro, que estava diante dos perigos que anteriormente criara! O, infâmia!!!
Mas o sangue de mestre ainda corre pelas minhas veias, tanto que interrompo minha mestra tantas vezes que tenho medo que ela grite ´´ ¿Por qué no te callas? ```(minha resposta seria: I'm sorry,Barbie. I'm afraid I can't do that. Hum, um debate assim seria interessante).
(Regra n°5: Se você não quer ser esquecido quando morrer, escreva coisas que vale a pena ler ou faça coisas que vale a pena contar) Brincadeiras á parte, a eletiva de RPG ajudam as pessoas que têm um pouco de imaginação a mais para criar e contar histórias, oque pode ajudar certas pessoas que estão em dúvida sobre o futuro (sim, isso foi uma indireta, mas não é da conta de vocês)...

OK!
Dependendo, esse artigo vai ser publicado em... algum lugar, então: Dúvidas? Sugestões? Ameaças de morte? Escrevam nos comentários!
Cheers!!! "



quarta-feira, 2 de abril de 2014

Escolhendo um novo sistema

Temos que participar  um pouco mais. Tivemos doze votos, dos quais a maioria prefere um sistema baseado em ficção científica espacial. Será que é isso mesmo que queremos?
PARTICIPEM.


ChainMail: A Epopéia da Cota de Malha

Era uma vez...Uma eletiva modesta que nasceu frágil e bonitinha, porém forte e saudável. Aos poucos ela começou a engatinhar e aos tropeços a caminhar e hoje a danada quer voar.
Entre uma aula, um sonho e sugestões, nasceu a ideia da feira medieval e também a proposta do "cosplay" ou seja, uma feira medieval a caráter. 
Alguém sugeriu (lançou o desafio) da construção de um dos símbolos da era medieval, a famosa armadura cota de malha e após vídeos do youtube e muita boa vontade começou a epopeia da confecção de cotas de malhas.
Meus parabéns a todos mas, em especial ao aluno Marcus Vinícius Schmidit de Ávila, vulgo Mestre dos Magos, do 2º ano B. Por causa dele, há argolinhas de aço espalhadas pelo quatro cantos do mundo, na verdade espalhadas por toda a escola. A ideia já mobilizou alunos, amigos, pais de amigos, professores e seus parceiros.
Resta agora esperar o final desta saga e torcer para que essa união continue tanto nas argolas de aço quanto em nossas amizades e ideias em sala de aula e na escola.
Boa sorte, aventureiros!




domingo, 23 de março de 2014

Escolha o Novo sistema e gênero...

Após nos aprofundarmos no gênero clássico fantasia-medieval, que outro gênero você gostaria de conhecer?



Rolagem de Dados Aleatória-Virtual

Essa é para quem não possui os dados para construir o personagem. O professor Sócrates sugeriu este site onde você pode rolar os dados virtualmente. Muito legal! Divirtam-se!!!



O HOBBIT: A Desolação de Smaug

Um clássico da literatura fantástica-medieval. É só assistir e imaginar mil aventuras.
Clique no link abaixo do Youtube.



sábado, 22 de março de 2014

Gerador de Nomes de Fantasia

Olá pessoal,
de acordo com as necessidades de nossa população (rs) mando o link de um blog que pode gerar nomes aleatoriamente de acordo com a raça, profissão, como elfos, bárbaros, orcs, etc.
Usem e abusem e não esqueçam da lição de casa bem feitinha e comentem aqui no blog as suas experiências. 
Abraços e bom final de semana!



ou


quarta-feira, 19 de março de 2014

Tormenta em Pdf para Download

Olá pessoal,

é sempre aconselhável que o jogador compre o seu livro de regras de seu sistema favorito,  porém neste momento pedagógico de descoberta e conhecimento, mando o link que um blog "Nerd Variado" que possui o livro-sistema TORMENTA, em pdf.
É um sistema nocional muito interessante.
Mais informações http://pt.wikipedia.org/wiki/Tormenta_(RPG) 


FAÇA O DOWNLOAD NO LINK ABAIXO:


Willow - Na Terra da Magia

Olá pessoal,
já que estamos trabalhando a temática magia-medieval, mais uma sugestão para aumentarmos nossa bagagem literária. Neste filme, mais uma vez temos um exemplo de um grupo distinto de aventureiros em uma "quest" em terra de magia (medieval).
SUPER RECOMENDÁVEL!


Willow Ufgood é um anão e aprendiz de mágico que conta com a ajuda de Madmartigan, um exímio espadachim, numa guerra contra feiticeiros e monstros. Juntos eles terão de vencer todos esses seres para salvar um bebê (que mais tarde será princesa) das mãos de uma terrível rainha, Bavmorda. Bavmorda usa de magia negra para controlar o reino e teme a criança, pois uma profecia diz que será o motivo de sua derrota.
Fonte:( http://pt.wikipedia.org/wiki/Willow) 

ASSISTA ONLINE NO LINK ABAIXO:


terça-feira, 18 de março de 2014

Conan: O destruidor - Inspiração...

Neste filme do começo da carreira de Arnold Schwarzenegger, temos uma exemplo clássico de aventura para RPG: uma quest (aventura) um grupo composto de guerreiros, ladino, feiticeiro e com direito a luta com criatura e resgate de princesa no final.
Neste trecho, temos a guarda real da rainha Taramis tentando capturar o bárbaro. Na verdade, é apenas um pequeno teste pra avaliar se Conan é apto a cumprir a missão para a rainha que em troca promete ressuscitar a amada de Conan, Valéria.

ALTAMENTE RECOMENDÁVEL!


domingo, 16 de março de 2014

RPG: Construindo Mundos


Diário de Bordo: Registros nos Pergaminhos Hiborianos:

28/02/2014 - Nossa Eletiva vence entre outras e é escolhida para nosso deleite.
07/03/2014 - Conversamos sobre os conceitos e o que esperar nessa nova empreitada (ou seria aventura?)
14/03/2014 - Após orientações e suporte dos professores, alunos mestram e participam das primeiras entre muitas aventuras. Escolhemos para suporte um sistema de RPG de fantasia Medieval "Old Dragon" (http://olddragon.redboxeditora.com.br/) . Mesmo sistema, a mesma aventura e os mesmos personagens, porém eram sete "mesas" onde sete grupos viveram sete aventuras diferentes. Parabéns a todos!!!

Eletiva de RPG: Definição


DISCIPLINAS ELETIVAS

Definição: é um caminho de diversificação de experiências escolares com objetivo de aprofundar, enriquecer e ampliar estudos relativos às áreas de conhecimento contempladas no Currículo Comum.

Objetivos: possibilitar aos alunos construir seu próprio currículo, ampliar, diversificar, aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área de conhecimento que não são garantidas no espaço cotidiano disciplinar; desenvolver projetos de acordo com os seus interesses relacionados aos seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que pertencem; favorecer preparação para a futura aquisição de capacidades específicas e de gestão para a continuidade dos estudos e para o mundo do trabalho, dentre outras.
 (FONTE: https://drive.google.com/?tab=mo&authuser=0#folders/0B9jgyoJNDV-EUDgwOHpNaVRQbEU - Governo do Estado de SP - Escola de Período Integral)


RPG: Role-playing game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens"),1 é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
 (FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Role-playing_game)


Eletiva de RPG - Nossa definição:

Nas sextas-feiras, atravessamos um portal mágico e deixamos de ser alunos e professores. Esquecemos os ditames das instituições, os muros que separam os elementos que constituem a vida... Entramos num vórtice atemporal onde a realidade se fragmenta em mil mundos e de repente somos mi pessoas em mil realidades diferentes. Aprendemos a história e a geografia de eras imemoriais e impérios cósmicos. Aprendemos a forjar espadas e a alquimia que poções mágicas. Consertamos robôs e costuramos armaduras de couro. Defendemos indústrias galácticas e salvamos princesas élficas. Somos guerreiros orcs e anões nas Minas de Durin. Aprendemos e ensinamos. Deixamos de viver uma vida para viver mil...E aprendemos muito com isso!